A Importância da Saúde Mental para Trabalhadores da Indústria

Desde 2017, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo pela Organização Mundial de Saúde. Cerca de 9,3% da população do país convive com o transtorno. Com iniciativas como o “Setembro Amarelo”, o tema da saúde mental tem sido cada vez mais debatido na mídia e nas redes sociais – principalmente no contexto atual de pandemia.

Porém, quando falamos sobre trabalhadores do setor industrial, o assunto ainda não é discutido o suficiente. Por isso, preparamos esse post com informações importantes sobre o tema.

 

Quais os impactos da saúde mental no trabalho?

 

 

De acordo com o Ministério da Saúde, 1 a cada 5 pessoas podem sofrer de problemas de saúde mental. Esses transtornos acabam impactando diretamente no trabalho, em questões como produtividade e faltas.

Entre 2012 e 2018 foram em média 111 mil afastamentos por ano, sendo a depressão a principal causa de auxílio-doença não ligada a acidentes. Assim, fica claro a importância das empresas se atentarem à saúde mental dos funcionários.

 

Quais os fatores que afetam a saúde mental no trabalho?

Por meio de entrevistas com milhares de pacientes diagnosticados com algum tipo de transtorno como depressão ou ansiedade, a OMS listou as principais condições de trabalho que afetam a saúde mental dos funcionários. São eles:

• Chefes autoritários
• Cobrança excessiva/pressão
• Sobrecarga de responsabilidades
• Falta de comunicação com o resto da equipe
• Assédio moral (situações de humilhação constantes)
• Falta de valorização

Além disso, é importante destacar que em alguns setores, o contato com certas substâncias químicas também pode afetar neurologicamente os trabalhadores. Isso ocorre especialmente no agronegócio, com alguns agrotóxicos que agem no Sistema Nervoso Central.

O agronegócio é, inclusive, o setor com a maior taxa de suicídio entre trabalhadores na indústria brasileira – e esse pode ser um dos motivos.

 

Quais os sintomas de um trabalhador com a saúde mental afetada?

Para garantir um ambiente de trabalho saudável, é importante estar atento ao comportamento dos colaboradores e colegas. Os principais sinais de que alguém está passado por problemas de saúde mental são:

• Tristeza
• Apatia
• Estresse/mau humor constante
• Sonolência
• Mudanças nos hábitos alimentares
• Dificuldade para iniciar/completar tarefas
• Inquietação

Caso você ou alguém do seu trabalho apresente 3 ou mais desses sintomas de forma frequente, é necessário buscar ajuda especializada, como um psicólogo ou psiquiatra.

 

Como a empresa pode ajudar na saúde mental dos funcionários?

A principal medida que as empresas devem adotar é o diálogo constante com os funcionários. Assim se descobre se algum fator pessoal ou mesmo de trabalho (como sobrecarga) pode estar afetando o colaborador.

Além disso, é importante incentivar a busca por ajuda adequada, como indicação de médicos e psicólogos que atendam pelo plano de saúde da empresa (caso haja).

Programas de apoio e de gerenciamento de estresse para toda a equipe também podem ser de grande ajuda, assim como gratificações de reconhecimento pelo trabalho.

 

Conclusão

Nos últimos meses, o tema da saúde mental tem sido mais discutido do que nunca no Brasil. No contexto de trabalho, também é muito importante que o assunto seja tratado. Esperamos que com as informações desse post, sua empresa esteja mais preparada para criar um ambiente de trabalho saudável para toda equipe.

Fontes:
Organização Mundial de Saúde
Ministério da Saúde