Lanternas Antiexplosão

O que é uma
Lanterna Antiexplosão

São lanternas voltadas para uso em áreas classificadas (atmosfera explosiva).

O que torna uma
Lanterna Antiexplosão?

O mecanismo de liga e desliga de uma lanterna pode gerar uma fagulha ou faísca, que em locais com presença de atmosfera explosiva (áreas classificadas) pode gerar uma explosão.

Lanterna antiexplosão também são conhecidas como:

  • Intrinsecamente seguras
  • Anti faíscas
  • Anti fagulhas
  • Blindada
  • Atex

Características da
Lanterna Antiexplosão:

Áreas classificadas:

Todo local sujeito á probabilidade da existência ou formação de uma atmosfera explosiva.

Atmosfera explosiva:

É uma mistura de substâncias inflamáveis na forma de gases, vapores, poeiras ou fibras com o oxigênio, que em contato com uma fonte de ignição qualquer poderá provocar explosão.

Exemplo de como zonas de área perigosa podem ocorrer em circunstâncias típicas de classificação ZONA 0, ZONA 1 e ZONA 2:

Definição de zoneamento (gases e vapores):

Zona 0 – Local onde a ocorrência de mistura inflamável/explosiva por gases ou vapores é continua ou existe por longos períodos.

Zona 1 – É um local onde a atmosfera explosiva está presente em forma ocasional e em condições normais de operação, sendo normalmente geradas por fontes de risco de grau primário.

Zona 2 – É um local onde a atmosfera explosiva está presente somente em condições anormais de operação e persiste somente por curtos períodos de tempo, sendo geradas normalmente pro fontes de risco de grau secundário.

Definição de zoneamento (fibras e poeiras):

Zona 20 – É um local em que a atmosfera explosiva, em forma de nuvem de poeira, está presente de forma permanente, por longos períodos ou ainda frequentemente (estas zonas, igual que gases e vapores, são geradas por fontes de risco de grau contínuo).

Zona 21 – É um local em que a atmosfera explosiva em forma de nuvem de pó está presente em forma ocasional em condições normais de operação da unidade (estas zonas, igual que gases e vapores, são geradas por fontes de risco de grau primário).

Zona 22 – É um local onde a atmosfera explosiva em forma de nuvem de pó existirá somente em condições anormais de operação e se existir será somente por curto período de tempo (estas zonas, igual que gases e vapores são geradas por fontes de risco de grau secundário).

Marcação ATEX

Marcação ATEX EX para atmosferas explosivas de poeiras

Marcação ATEX EX para atmosferas explosivas de gás

VÍDEOS

SEJA UM DISTRIBUIDOR NO BRASIL

Interessado em fazer parceria conosco?