10 Mandamentos da Segurança do Trabalho
Aqui no blog estamos constantemente falando sobre a importância da segurança do trabalho, especialmente em relação aos riscos de explosão e incêndio e ao trabalho em espaços confinados.
No entanto, também é importante sempre voltarmos para o básico da segurança, aqueles pontos essenciais que devem estar sempre frescos na cabeça. Por isso, separamos para você os 10 Mandamentos da Segurança do Trabalho, os pontos básicos para garantir a sua proteção e de todos da empresa.
Confira a seguir em forma de infográfico ou, se preferir, logo abaixo colocamos também em texto:
1. Todos são responsáveis pela segurança: a sua própria e a dos outros.
O primeiro ponto mais importante a ser lembrado é que a segurança deve ser uma responsabilidade coletiva. Você deve estar preparado e evitar riscos desnecessários para proteger não só a sua vida, como a do restante da equipe exposta – essas vidas também estão em suas mãos.
2. Em caso de dúvidas, pare tudo que está fazendo e se certifique que tudo está seguro.
É normal surgirem dúvidas no meio do processo, afinal mesmo tendo se preparado e estudado, ninguém é capaz de decorar todas as normas e procedimentos de segurança.
No entanto, caso se depare com uma situação dessas – em que deu um branco ou encontrou algo que não sabe como lidar – não improvise. Cheque se está tudo seguro e, se possível, pergunte a alguém ou tente sair do local, consultar algum guia (pelo próprio celular) e depois volte preparado.
3. O uso de EPIs é SEMPRE obrigatório.
Antes de começar qualquer atividade ou entrar em um local de risco (como espaços confinados ou locais altos), certifique-se que está com todos os EPIs necessários.
Caso não, não dê sequência ao processo. Os equipamentos, por menores que sejam, são fundamentais para garantir sua segurança e podem evitar acidentes que seriam “bobos”, mas fatais.
4. Os trabalhos em altura e espaços confinados exigem treinamento específico, não se arrisque caso não tenha os conhecimentos necessários.
Só entre nesse tipo de local caso você seja certificado para isso. O trabalho em altura/espaços confinados é muito mais perigoso do que parece a um olhar leigo, e necessita de atenção a muitos detalhes para garantir a segurança de todos. Evite se expor a riscos desnecessários caso não seja sua especialidade.
5. O improviso é um dos principais causadores de acidentes. Só faça o que tem certeza.
Como dito antes, é normal ter dúvidas durante o trabalho. No entanto, especialmente nas atividades da indústria, onde qualquer erro pode ser fatal, o improviso deve ser evitado a todo custo.
É difícil pois é nosso instinto, para resolver logo o problema, mas você pode e deve ir contra esse impulso; dar dois passos para trás e verificar qual a medida adequada a ser tomada.
6. Só mexa com eletricidade caso seja certificado para isso.
Um dos maiores perigos para a segurança do trabalho é a eletricidade. Assim como nos trabalhos em altura e espaços confinados, se você não foi treinado para lidar com eletricidade, não tente.
Esse é o tipo de atividade em que um leve descuido ou falta de informação pode custar caro, portanto não arrisque.
7. Se não sabe o que é alguma coisa, apenas observe com os olhos. Evite usar as mãos.
Esse é outro caso parecido com os mandamentos 2 e 5. Se você se deparar com algum objeto desconhecido, não mexa ali. Mesmo estando de luvas, ainda é um risco desnecessário para sua segurança.
Tente observar bem de todos os ângulos possíveis para tentar identificá-lo e, caso não consiga, tire uma foto (se estiver em um local em que o celular é permitido) ou descreva o objeto para alguém que possa conhecê-lo.
8. Não existem exceções quando se trata de segurança.
Isso vale para todos os mandamentos da lista e também para as normas de segurança do seu setor. Se existe uma norma é porque existe risco, não pense que se você não segui-la “só uma vez” a sorte vai estar do seu lado. Nenhum risco vale sua segurança ou sua vida.
9. Nunca ultrapasse os limites de áreas isoladas.
Aqui a regra é parecida com o mandamento anterior: se existe isolamento é porque existe risco. Não conte com a sorte e não entre em locais em que você não foi treinado para entrar.
10. Se não entendeu alguma regra: pergunte.
Por fim, não tenha medo de perguntar. Todos esses mandamentos e todas as normas de segurança devem estar bem claros pra você, pois as dúvidas, como vimos, tendem a levar ao improviso, que por sua vez leva a acidentes.
Por isso, pergunte aos colegas, superiores, consulte guias em livros ou mesmo na Internet (em fontes confiáveis, claro) e esteja com todas as regras frescas na memória. Assim você garante seu preparo e pode trabalhar seguro e sem medo.
Esses foram nossos 10 Mandamentos da Segurança do Trabalho. Esperamos que eles tenham ajudado a reforçar sua memória das regras mais básicas de segurança, para tornar seu trabalho mais seguro.
Compartilhamos também o resumo em imagem em nossas redes sociais, você pode ver aqui e salvar no seu celular para sempre relembrar.