Quem Somos

Solucionamos os problemas de iluminação
nas industrias e empresas de todo o país.

Somos a Racco.
Vamos juntos fazer essa mudança.

Somos a RACCO. Referência e o maior fornecedor de soluções em iluminação portátil para indústrias do Brasil. Fabricamos e distribuímos Lanternas intrinsecamente seguras (Ex) para áreas classificadas, refletores, lanternas profissionais, sistemas de iluminação remota para grandes áreas, sinalizadores especiais, Faixas de LED industrial, entre outros. Soluções estas com lâmpadas de LED de última geração, modernas e eficientes.

Com experiência de mais de 40 anos de atuação, conhecendo as necessidades do mercado, lançamos há alguns anos nossa marca própria RACLITE, com objetivo de trazer qualidade, eficiência, segurança e inovação em soluções para diversas aplicações.

Nossos produtos estão presentes em centenas de clientes

de todos os portes e segmentos diversos, tais como:

Atuamos, principalmente, nos setores abaixo,

os quais apresentamos algumas aplicações:

Óleo e Gás / Offshore:

Com lanternas intrinsecamente seguras (Ex) sejam de mão ou de uso em capacete para as operações em plataformas de petróleo, refino, distribuição, para equipes de manutenção e elétrica.

Mineração:

Com lanternas de mineiro, refletores e sistemas de iluminação para operação de abatimento de choco, faixa de LED para iluminação geral das rampas, sinalizadores para as caminhonetes e isolamento de área, etc.

Agroindústria:

Lanternas intrinsecamente seguras (Ex) para manutenções inspeção em silos e armazéns,bem como no carregamento e descarregamento de caminhões e vagões tanque.

Químico:

Lanternas intrinsecamente seguras (Ex) vista praticamente toda planta industrial ser denominada Área Classificada (risco de explosão).

Alimentício:

Lanternas intrinsecamente Seguras em atividades dentro de câmaras frigoríficas onde há presença de amônia para refrigeração das mesmas, silos de armazenamento.

Siderúrgico:

Com lanternas profissionais para uso em capacete com acionamento por sensor de movimento das mãos, visto o usuário estar com luvas ou mão com sujidades. Também com refletores individuais e coletivos de alta eficiência lúmica e bases com pés imantados (Imã) permitindo a fixação em estruturas com partes metálicas.

Utilidades (Energia, Água e Esgoto, Gás):

Lanternas de longo alcance para iluminação de torres de transmissão, sinalizadores para as viaturas e isolamento de áreas em manutenção, lanternas para capacete, deixando as mãos livres para o trabalho. Sistemas de iluminação remota para iluminação de grandes áreas e substituição de geradores com motor a diesel, evitando barulho e necessidade de cabeamento.

Usinas de Álcool e Açúcar:

Lanternas de cabeça para equipe de colheita, lanternas intrinsecamente seguras (Ex) nos tanques de armazenamento de álcool, nos depósitos de bagaço e de açúcar, refletores individuais e coletivos de alta eficiência lúmica e bases com pés imantados (Imã) permitindo a fixação em estruturas com partes metálicas.

Transporte de cargas perigosas:

Sejam através de caminhões, vagões ou navios tanques para transporte de combustíveis ou grãos. Com uso de lanternas intrinsecamente seguras (Ex) de mão e de capacete para inspeção no carregamento e descarregamento.

Rodovias, Ferrovias, Defesa Civil e Bombeiros:

lanternas intrinsecamente seguras (Ex) para lidar com acidentes com cargas perigosas, lanternas de longo alcance, sinalizadores para viaturas, equipes de resgate e identificação de áreas em manutenção à longa distância.

Com unidades no Brasil e nos EUA, temos atuação global e dispomos de uma logística ágil e integrada permitindo ao nosso parceiro a aquisição onde lhe for mais conveniente.

Nossa missão: Prover soluções em iluminação que proporcionem atividades com eficiência e segurança para a empresa e o trabalhador.

“Nada resiste a um bom trabalho. Com amor e dedicação, sua empresa crescerá como pipoca, basta colocar o milho e vê-lo crescer um a um”

ADAIR DUTRA, fundador do Grupo Racco.

HISTÓRIA DO NOSSO FUNDADOR

Uma vida, um exemplo

Senhor Adair Dutra

A história do Grupo Racco confunde-se com a de seu fundador, o Sr. Adair Dutra, o Dutra, para muitos. Nascido em São Paulo no ano de 1943, órfão, foi criado pelos padres Salesianos no Orfanato Liceu, em Campinas, interior de São Paulo, onde aprendeu o ofício de ferramenteiro, e a mania de fazer bem feito, princípio que ele agregou à sua índole e ao seu caráter.

Aos quinze anos, idade limite para permanência no orfanato, embarcou para São Paulo, onde não possuía parentes nem conhecidos, situação diferente da dos demais integrantes do grupo que deixava o orfanato pelas mesmas circunstâncias e ocasião. Ao desembarcarem todos tinham para aonde ir, menos ele. Sua primeira noite na “paulicéia” foi passada num banco da Praça da Sé, situação que, vagando, se repetiu por mais 354 dias. Sua fé em Deus, no entanto, o manteve afastado dos caminhos ilícitos da sobrevivência. E, certamente, por uma força latente que somente muitos anos depois se manifestou.

Muitos foram os obstáculos que teve de superar na tentativa de conseguir o primeiro emprego: a obtenção da carteira de trabalho foi um deles, pois seus documentos de identidade tinham ficado em Campinas, no orfanato, e não havia dinheiro para ir buscá-los. Pela inexistência de um endereço fixo, pois morava na rua, era impossível usar os Correios como meio para recebe-los.

Determinado e consciente de que a solução viria unicamente pela força de seu trabalho, deu início a uma trajetória que incluía a superação de obstáculos na busca incessante dos sonhos que as dificuldades enfrentadas no seu dia-a-dia não conseguiam apagar. Até mesmo o fato circunstancial de ter, num bar, um de seus “empregos”, transformando engradados em cama, para dormir.

Foi como vendedor de carnê do “Baú da Felicidade” que obteve sucesso nas atividades de vendas. Antes, porém, fora ferramenteiro na Ford, vendedor de anúncios para listas telefônicas e chegou até a ganhar um Volkswagen como prêmio por ser o “vendedor do ano”.

Em 1973 ingressou na MSA do Brasil a convite de seu gerente geral, Sr. André Magalhães, para atuar na região do abc paulista, onde trabalhou por mais de cinco anos. No período, formou-se em Direito. Com base na avaliação de seu trabalho em São Paulo, e em decorrência do potencial existente em Minas Gerais, a MSA ofereceu-lhe a condição de ser o seu representante no Estado. Transferiu-se então para Belo Horizonte, onde abriu a Racco Comércio e Representações Ltda. As atividades foram desenvolvidas a partir de um dos cômodos de um apartamento alugado. Enquanto percorria todo o estado conquistando clientes, adequando produtos, efetuando treinamentos, sua esposa Maria Antônia conciliava as atividades de secretária recebendo e fazendo ligações, anotando pedidos, com as tarefas de casa e os cuidados com os filhos.

A transferência de sua sede para uma sala alugada de 35m², à rua Timbiras nº 2764, no Barro Preto no ano de 1980, representou um avanço. Uma vida, um exemplo.

A concretização de um sonho: a sede própria

A solidez de um trabalho ético e competente aliado à beleza de um caráter puro e limpo, atributos do Dutra, faziam-se representar pela sede própria, erguida à avenida Barbacena, em área superior a 2.000m. “Temos que ser os melhores; o cliente tem que sentir confiança em nossa empresa” dizia ele a seus colaboradores, orgulhoso, durante a solenidade de inauguração, em 1986.

Mantendo-se fiel aos princípios adotados por seu fundador e alicerçado em cauteloso programa de expansão, o grupo Racco agrega, dia a dia, valores representados por serviços, produtos e profissionais competentes e treinados para o desenvolvimento de seus programas de ação. Aliás, treinar pessoas, principalmente os profissionais da área da segurança, saúde e higiene do trabalho, era uma das ações que o Dutra praticava com naturalidade e alegria, num clima da mais legítima descontração.

A certeza de que o aprimoramento de uma pessoa através do aprendizado bem orientado e a segurança que isso representa na vida de quem busca o sucesso e a afirmação profissional, na concepção do Dutra, foi a semente que, ao germinar, deu origem, em 2000, a Racco Support Center, centro de treinamento da Racco.

Esta divisão consistia em espaço destinado a locação salas para treinamentos e eventos empresariais, oferecendo toda a infraestrutura necessária para a realização dos mesmos, incluindo locação de equipamentos e serviço de coffee-break.

No ano de 2001, demonstrando mais uma vez sua paixão pelo ensino, criou o informativo eletrônico Infoseg, pioneiro em seu segmento, com o objetivo de fornecer informações técnicas atualizadas sobre diversos temas relacionados à higiene, saúde e segurança do trabalho. Publicado mensalmente, o Infoseg contou com mais de 20.000 leitores.

Esta divisão consistia em espaço destinado a locação salas para treinamentos e eventos empresariais, oferecendo toda a infraestrutura necessária para a realização dos mesmos, incluindo locação de equipamentos e serviço de coffee-break.

O revés

O primeiro ensino que a natureza nos dá, quando nos elevamos pelo espírito acima das contingências, é que tudo é cíclico. Tudo se nos apresenta sob a forma majestosa do ciclo com a exatidão de suas voltas que coisa alguma pode impedir ou mudar.

O ser humano, que é a imagem do universo, é movido por leis idênticas. Um exemplo típico deste ciclo, sempre renovado, reflete-se nas quatro idades do homem: a infância, a mocidade, a idade madura e a velhice. O Dutra dispôs apenas das três primeiras para demonstrar o nível de evolução alcançado desta vez. Para os que o conheceram, deixou o exemplo da superação, do devotamento ao trabalho e da permanente busca do aperfeiçoamento. E do poder da fé.

Em 2004, depois de uma prolongada luta contra um câncer no fígado, faleceu.

Seus sucessores, os filhos Fernando, Paula e Leonardo e a esposa Maria Antônia, são os herdeiros de seu caráter, dignidade e de alguns bens materiais, dentre os quais a Racco não figura. A Racco não é um bem material, mas um sentimento movido pelo amor e pelo mais profundo respeito a uma conquista.

Adair Dutra (1943 -2004)

“sua primeira noite na “paulicéia” foi passada num banco da Praça da Sé, situação que, vagando, se repetiu por mais 354 dias.”

“deu início a uma trajetória que incluía a superação de obstáculos na busca incessante dos sonhos”

“chegou até a ganhar um Volks como prêmio por ser o “vendedor do ano”.

“a solidez de um trabalho ético e competente aliado à beleza de um caráter puro e limpo, atributos do Dutra, faziam-se representar pela sede própria, erguida à avenida Barbacena, em área superior a 2.000m.”

“a certeza de que o aprimoramento de uma pessoa através do aprendizado bem orientado e a segurança que isso representa na vida de quem busca o sucesso e a afirmação profissional, na concepção do Dutra”

“para os que o conheceram, deixou o exemplo da superação, do devotamento ao trabalho e da permanente busca do aperfeiçoamento. E do poder da fé.”

“a Racco não é um bem material, mas um sentimento movido pelo amor e pelo mais profundo respeito a uma conquista.”