Segurança do Trabalho em Mineração: Como a Iluminação Pode Ajudar

Segurança do Trabalho em Mineração: Como a Iluminação Pode Ajudar

De acordo com a OIT, Organização Internacional do Trabalho, o setor de mineração é o mais perigoso do mundo para se trabalhar. O risco de acidentes nas minas é alto, sendo importante tomar medidas de segurança para garantir a proteção dos trabalhadores e melhorar a produtividade.

Para isso, a iluminação é um elemento-chave. Muitas vezes, a escuridão das minas cria riscos como a dificuldade de enxergar trabalhadores e máquinas, ou até de não conseguir determinar a profundidade da água no solo.

Portanto, um ambiente iluminado aumenta a eficiência e a segurança do trabalho em mineração. Pensando nisso, separamos alguns pontos de atenção que são impactados diretamente pelos equipamentos de iluminação. Reunimos essas informações com base em nossas visitas técnicas a algumas mineradoras brasileiras, confira:

1. Uso de refletores com cabos

A iluminação das minas normalmente é feita através de grandes refletores. Tais equipamentos muitas vezes são alimentados por cabos elétricos, o que pode causar problemas tanto de segurança quanto de produtividade.

Um dos principais é a mobilidade, que é prejudicada pelo peso dos aparelhos e pela própria dependência do cabo. Além disso, os fios também correm o risco de romperem, parando o serviço, ou de fazer os funcionários tropeçarem.

Outro problema desse tipo de equipamento é o contato com a água no solo das minas. Assim, por mais que o cabo seja resistente, sempre há chance de haver algum rompimento, que pode causar riscos no contato com a umidade.

2. Sinalização falha

Uma parte muito importante para a segurança do trabalho em mineração é a sinalização. Também feita com luzes, ela é fundamental para controlar o tráfego nas minas, auxiliando a entrada e saída de veículos.

Entretanto, alguns equipamentos usados não iluminam o suficiente para uma boa visão do ambiente e das máquinas ao redor. Além disso, muitas luzes do tipo giroflex, acopladas aos veículos, interferem nas ondas de rádio dentro das minas, prejudicando o sistema de comunicação interno.

3. Abatimento de choco

Talvez a tarefa mais arriscada da mineração, o abatimento de choco é essencial para verificar a segurança da mina. Porém, por ser feito manualmente e com pouca iluminação, as chances de acidentes são altas.

Em geral, o setor de mineração apresenta um risco maior que outras áreas, mas é possível tomar medidas para garantir mais proteção. Ter bons equipamentos de iluminação industrial é uma delas, reduzindo grande parte dos problemas de segurança e melhorando a produtividade do negócio.

 

Conheça os tipos de iluminação ideais para a mineração subterrânea

Atendimento Raclite
Selecione o tipo de atendimento