Lanternas para indústria: como escolher o modelo ideal

É enorme a variedade de lanternas para indústria no mercado. Já sabemos a importância da iluminação para o trabalho, mas com tantas opções, pode ser difícil escolher a mais adequada para seu setor.

Por isso, preparamos esse pequeno guia para te ajudar a decidir o modelo ideal para sua empresa. Saiba quais critérios considerar na compra de equipamentos de iluminação profissional:

 

1. Lúmens

Talvez a característica mais importante para a maioria das pessoas, os lúmens indicam a intensidade da luz produzida.

No entanto, é importante se atentar a anúncios falsos, principalmente na internet. Em geral, desconfie de números acima de 3.500 lúmens para equipamentos de pequeno/médio porte –principalmente com preços muito baixos.

Existem, sim, equipamentos com uma intensidade maior, mas são de porte maior – os chamados kits/sistemas de iluminação. Esses podem chegar a 10, 20 e até 40 mil lúmens.

O número de lúmens também é uma estimativa para o alcance da luz – quanto mais lúmens, mais longe ela chega. No entanto, mais lúmens também significa mais consumo de bateria, então considere bem suas necessidades.

 

2. Modos de luz

lanternas de cabeça para indústria

Muitas lanternas para indústria também possuem mais de um modo de luz, como alto, baixo, médio, pisca-pisca e até luz vermelha.

Aqui, vale considerar suas necessidades: se o produto terá um único uso, múltiplos modos podem ser desnecessários. Já se você prefere um produto mais versátil, essa função pode ser muito útil. O modo baixo, por exemplo, ajuda a economizar a bateria do equipamento.

3. Fonte de alimentação

É importante também se atentar ao tipo de alimentação do equipamento. A maior parte das lanternas para indústria no mercado é à pilha, mas dependendo do seu uso um produto à bateria pode ser mais vantajoso.

Isso porque, no caso de um uso frequente, o gasto com pilhas a longo prazo pode ser exacerbado. Assim, um equipamento recarregável funcionaria como um investimento. Lembre-se também de se atentar ao tempo de autonomia em todos os modos de luz.

 

4. Tipos de lanternas para indústria

Apesar das lanternas de mão serem mais populares, às vezes outros tipos de equipamento de iluminação portátil podem ser melhores para sua necessidade.

As lanternas de cabeça, por exemplo, são ótimas para quem precisa das mãos livres para trabalhar, mantendo uma iluminação direcionada.

Já os refletores oferecem uma luz mais ampla e potente, mantendo a portabilidade. Por fim, os sistemas de iluminação são ideais para iluminar grandes áreas, entregando uma altíssima potência.

 

5. Antiexplosão

lanternas antiexplosão para indústria

Para trabalhos em espaços confinados e áreas classificadas, é fundamental que os equipamentos sejam “antiexplosão”.

Isso porque esses ambientes apresentam uma atmosfera explosiva (misturar de gases inflamáveis no ar). Assim, basta uma fonte de ignição para causar uma explosão.

Com lanternas comuns, o simples ato de ligar/desligar o produto pode gerar faíscas que atuam como fontes de ignição. Por isso existem as lanternas intrinsecamente seguras, que são construídas de modo a não gerar faíscas sob nenhuma circunstância.

Alguns exemplos de espaços que precisam desse tipo de equipamento são silos, vagões, caminhões-tanque, caixa d’água, escavações, cisternas, tanques, tubulações, interior de veículos e equipamentos, galerias e fornos.

 

6. Tamanho

refletor lanternas para indústria

Por fim, o último critério a se analisar é o tamanho do produto. De maneira geral, produtos menores são menos potentes, e vice-versa. Entretanto, existem exceções.

A diferença mais importante, na verdade, está no feixe de luz. Lanternas menores produzem uma luz mais focada, enquanto as maiores têm uma iluminação mais ampla.

Considere também se o equipamento vai precisar ser transportado junto à pessoa ou se pode ser afixado em algum locado.

Caso seja a primeira opção, verifique se o produto possui algum tipo de alça (no caso de refletores), bem como seu peso. Já no segundo caso, uma alça também pode ser útil, assim como pés de apoio e bases magnéticas.

 

Conclusão

Sabendo as principais características dos equipamentos de iluminação, é mais fácil comparar as opções no mercado e decidir a melhor para sua empresa.

Na Raclite, somos especialistas em iluminação portátil para indústrias, com mais de 40 anos de experiência. Temos produtos dos mais diversos tamanhos, tipos e potência.

 

Veja também o comparativo entre refletores com e sem cabo