Lanternas de Iluminacao EX para Usinas de Etanol: Como Diminuir os Riscos de Explosão e Acidente

Usinas de Etanol: Como Diminuir os Riscos de Explosão e Acidente

As usinas de etanol e açúcar representam um dos principais setores da economia brasileira, correspondendo a cerca de 3,28% do valor de produção da indústria nacional, segundo o IBGE.

No entanto, o mesmo setor é um dos maiores responsáveis por acidentes de trabalho no país. No estado do Alagoas, por exemplo, 59% dos acidentes são causados pela indústria canavieira.

Com a economia industrial sendo impactada por graves acidentes, falar sobre segurança do trabalho se tornou mais importante do que nunca. Por isso, com base em nossas visitas às maiores usinas sucroalcooleiras do país, listamos as principais áreas de risco no setor. Confira:

1. Colheita

A primeira fase da produção sucroalcooleira, a colheita apresenta um grande potencial de acidentes. Por ainda ser realizada de forma manual em boa parte do país, é fundamental tomar medidas de segurança para proteger os trabalhadores.

Além dos equipamentos de proteção individual, é também muito importante a qualificação dos trabalhadores para administrar seu uso.

2. Carregamento e transporte

É nessa etapa da produção que ocorre a maior parte dos acidentes no setor, como tombamentos, colisões e capotamentos. Esse tipo de incidente é muito perigoso, já que pode causar vazamentos e até explosões.

Por isso, essa fase merece muita atenção. Ter um ambiente bem iluminado, por exemplo, é uma boa forma de se prevenir desses acidentes. As luzes garantem a visibilidade dos trabalhadores, que poderão dirigir com mais atenção e evitar colisões.

Porém não é qualquer equipamento que pode ser utilizado nesse tipo de local. Os chamados intrinsecamente seguros são ideais para situações de risco como essa, sendo projetados para evitar explosões.

3. Usina

Já a etapa final, onde acontece a transformação da cana em etanol e açúcar, também apresenta muitos riscos, principalmente de explosões. Por estar lidando com combustível líquido em espaços confinados (como as caixas e torres), qualquer pequeno vazamento ou faísca pode causar um grande estrago.

As fases de fermentação, destilação e armazenamento são as que mais merecem atenção. Além disso, atividades como a inspeção e a limpeza química das caixas são bastante arriscadas, devendo ser feitas com equipamentos especiais.

Assim, além do teste de gás antes da entrada no local, o uso de lanternas antiexplosão EX é essencial para garantir luz (e visibilidade) para o trabalho de forma segura.

Portanto, apesar de seu potencial de acidentes, as usinas de etanol e açúcar podem ser ambientes seguros de trabalho com os cuidados certos. Busque, acima de tudo, se manter informado sobre todos os riscos e formas de proteção. Além disso, trabalhe sempre com equipamentos de qualidade e feitos especialmente para serem usados em ambientes de risco.

 

Conheça nossos produtos de iluminação industrial ideais para usinas de etanol

Atendimento Raclite
Selecione o tipo de atendimento