AGRONEGÓCIO

Os principais desafios de iluminação no agronegócio e as melhores soluções para cada um

Lanternas para Aplicação em Agronegócio

Reunimos uma série de informações que conseguimos em nossas visitas, junto a depoimentos de trabalhadores do agronegócio.

Assim, nosso objetivo é enriquecer o conhecimento das empresas do setor sobre os riscos de acidentes, especialmente os relacionados a iluminação em áreas classificadas.

DESAFIO: Plantações e colheitas (como milho, arroz, trigo, mandioca e cana de açúcar)

  • – Trabalho noturno ou logo pela manhã quando o sol ainda não nasceu
  • – Deficiência de Iluminação no ato do carregamento dos caminhões

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Diversas empresas dos setores alimentícios e usinas de álcool utilizam nossas lanternas, principalmente as de uso na cabeça, para liberar as mãos, e o sistema de Iluminação de longo alcance para iluminar uma grande área, desde a colheita até o transporte.

HEAD 160RS
HYDRA 1500
SOLARIS PRO X

DESAFIO: Expedição do farelo

  • -Risco de explosão no ato de carregamento por se tratar de poeira inflamável quando a iluminação é feita com lanterna comum.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Para evitar explosões durante o carregamento de grãos, onde se constitui uma atmosfera explosiva, as industrias utilizam nossas lanternas antiexplosão intrinsecamente seguras, já que essas não geram faíscas que podem ser a ignição necessária para uma explosão. Trabalhadores gostam e utilizam bastante as lanternas de cabeça, pois necessitam das mãos livres para o trabalho.

HEAD EXH180
Intrant® XPR-5568GX

DESAFIO: Transporte de grãos, alimentos, biodiesel e etanol (caminhão, trem e navio)

  • – Iluminação de ambientes denominados espaços confinados ou com presença de poeira combustível.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Combustíveis: Como o transporte desses produtos é feito na sua grande maioria por meio de espaços confinados, a iluminação nesses locais para (carregamento, manutenção e inspeção) tem que ser antiexplosão. As empresas utilizam principalmente as lanternas de cabeça e o nosso refletor com base magnética e sem cabo, deixando o trabalho mais prático, seguro e muito mais ágil.

No caso de grãos, mesmo sendo em alguns casos transportados em veículos abertos, a sua poeira é inflamável, também precisando de uma iluminação antiexplosão.

XPR - 5592 GX
HEAD EXH180

DESAFIO: Armazenamento de grãos e alimentos

  • – Auxílio de iluminação nas inspeções, manutenções e
    limpeza de silos, armazéns e galpões.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Sendo espaços confinados, os silos apresentam um alto risco de explosão. Por isso, as lanternas antiexplosão utilizadas devem possuir certificação para uso áreas classificadas. Nossas lanternas de cabeça são bastante utilizadas por
permitir deixar as mãos livres para o trabalho.

Para inspeções e limpeza do lado de fora, não é necessário equipamentos zona 0, nossos refletores sem cabo e um Sistema de iluminação de grande potência são muito bem aceitos pela sua comodidade, flexibilidade de uso e segurança.

HEAD EX88
HEAD EXH180
XPR - 5592 GX

DESAFIO: Moagem (extração do amido de milho)

  • – Trabalhos que exigem bastante atenção e cuidado, pois, tanto na operação do dia a dia, quanto nas manutenções e inspeções das maquinas, são realizados em áreas classificadas. Assim, exigem uma iluminação antiexplosão.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Os clientes procuram muito os nossos modelos antiexplosão Raclite com certificação Inmetro para zona 0. Isso significa que podem ser usados em qualquer área de risco, até mesmo as mais perigosas.

Já os refletores, muitas empresas usam modelos com cabo, que trazem algumas inconveniências para o trabalho. O nosso modelo antiexplosão zona 0 é a bateria, possui base magnética permitindo ser fixado em qualquer parte metálica, trazendo comodidade e segurança.

XPR - 5592 GX
HEAD EXH180

DESAFIO: Extração de óleo de soja

  • – Iluminação na operação da extração, onde se usa produtos químicos como solventes, e nas manutenções e inspeções das plantas.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

As lanternas e refletores são as soluções mais usadas pelos nossos clientes, pois é a alternativa mais segura para evitar acidentes nas plantas. Aqui vale novamente Lembrar que as empresas investem, e precisam investir, em produtos com certificado para zona 0, as lanternas de mão, de cabeça e o refletor à bateria, sem cabo que possui base magnética permitindo ser fixado em qualquer parte metálica.

XPR - 5592 GX
HEAD EX88

DESAFIO: Resíduos gerados pela indústria (bagaços de cana, cascas de frutas e de origem animal)

  • – Iluminação em locais de movimentação e transporte de resíduos potencialmente inflamáveis.
  • – Depósitos e descartes de carnes e alimentos.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Os resíduos acumulados liberam substâncias inflamáveis que, na presença de faíscas, geram explosões. Por isso, também é fundamental o uso de equipamentos adequados, lanternas de mão, uso na cabeça e refletor para zona 0, evitando acidentes.

HEAD EXH180

DESAFIO: Manutenção, segurança do trabalho e elétrica

  • – Inspeção, verificação, além do uso de técnicas e processos de manutenção preditiva.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Nessa situação estamos abrangendo todas as áreas de uma indústria onde se fazem necessárias inspeções e processos de manutenção preditiva. Já citamos algumas situações específicas e agora vamos dar uma atenção nas chamadas “paradas programadas”.

As empresas utilizam praticamente toda a nossa linha de iluminação portátil e estamos ajudando muito na performance, custos operacionais e produtividade, com um excelente desempenho dos nossos produtos.

QUEM USA AS LANTERNAS ANTIEXPLOSÃO RACLITE!

Diversas empresas do Brasil escolhem e confiam nas Lanternas Raclite, tais como:

E centenas de outras grandes, médias e pequenas empresas