Montagem e Manutenção de Aeronaves

Fabricação, Montagem e Manutenção de Aeronaves: 13 Desafios de Iluminação e Como Resolvê-los

Nesta apresentação, reunimos uma série de informações que conseguimos em nossas visitas, junto a depoimentos de trabalhadores das indústrias do petróleo e gás.

Assim, nosso objetivo é enriquecer o conhecimento das empresas do setor sobre os riscos de acidentes, especialmente os relacionados a iluminação profissional e em áreas classificadas.

O Brasil é reconhecido internacionalmente por sua indústria aeronáutica, tanto em projetos militares como na própria aviação civil. Sendo um setor complexo, existem diversas etapas e profissionais envolvidos na montagem e manutenção de aeronaves.

DESAFIO: Corte e lavagem dos blocos

  • – Após o projeto ser desenhado, as peças são feitas a partir de blocos de alumínio. Eles são levados por guindastes até as fresadoras, que fazem o corte, e depois vão para a lavagem. Todo esse processo é feito por máquinas, que devem estar funcionando perfeitamente para evitar erros.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Para inspeção e manutenção das máquinas de corte e lavagem, podem ser utilizados lanternas de mão ou de cabeça. Também indicamos os refletores com bases magnéticas, equipamentos sem cabo que oferecem uma iluminação mais potente e podem ser fixados em superfícies metálicas.

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GALAXY PRO

DESAFIO: Ajustes manuais

  • -Para ter uma boa iluminação deixando as mãos livres para trabalhar, recomendamos o uso das lanternas de cabeça.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Aqui também podem ser usadas as lanternas de mão ou de cabeça para inspeção. Os refletores também são recomendados, por oferecerem uma iluminação de alta potência sem ocupar muito espaço, podendo se fixar em partes metálicas.

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DESAFIO: Preparação para a pintura

  • – Antes da pintura, as peças já prontas recebem um tratamento de alodine seguido de um primer. Assim, ficam protegidas contra a corrosão e têm sua superfície pronta para receber a tinta.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Recomendamos o uso de lanternas de mão e de cabeça para inspeção e manutenção das máquinas que preparam as peças para a pintura.

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DESAFIO: Pintura

  • – Após secarem, as peças são levadas para a sala de pintura por carros em trilhos. Lá, os funcionários aplicam a tinta enquanto vestem roupas especiais de proteção. É necessário que esse ambiente esteja bem iluminado para garantir a segurança e produtividade dos funcionários.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

O mais recomendado para iluminar as salas de pintura são os refletores, que oferecem uma alta potência sem ocupar muito espaço. Além disso, os modelos com bases magnéticas são uma boa opção caso haja superfícies metálicas no local.

Podem ser utilizados também os sistemas de iluminação, equipamentos de grande porte da mais alta potência. Entretanto, é importante se atentar aos riscos do ambiente. Caso a sala seja uma área classificada/espaço confinado, certifique se que esses equipamentos são antiexplosão, adequados para zona 0.

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DESAFIO: Espaços confinados

  • – Inicia-se então a montagem do avião. Os robôs fazem os furos para os parafusos e rebites e, logo em seguida, as partes pequenas são unidas em partes maiores com o uso do gabarito, montando um estabilizador horizontal.
  • – Após os funcionários montarem as partes do estabilizador, ele é ajustado por uma máquina. As peças passam então por ajustes finais, como a impermeabilização e polimento, para serem então acopladas ao corpo do avião.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Tanto para manutenção das máquinas quanto para os trabalhos manuais, recomendamos o uso de lanternas de cabeça ou dos refletores de base magnética, caso prefira uma luz mais potente. Já para os trabalhos de inspeção também podem ser usadas lanternas manuais.

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DESAFIO: Montagem inicial

  • – Chega a hora de encaixar as peças no corpo do avião. São colocadas as asas, a empenagem, as janelas, o “nariz” e instalados todos os sistemas, como dutos, fios, cabos e sistema de controle.
  • – O painel é montado e a parte interna é revestida, o avião faz seu primeiro voo teste, ainda sem a pintura e o interior montado. A maior arte dos trabalhos nessa etapa é feita pelos próprios funcionários, que colocam todas as partes no lugar.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Os refletores são ideais para os trabalhos nessa etapa. Com suas bases magnéticas, podem ser fixados nas partes metálicas sem problemas, ocupando pouco espaço e oferecendo uma iluminação de alta potência. As lanternas de cabeça também são boas opções, deixando as mãos livres para o trabalho.

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DESAFIO: Pintura final

  • – Após o primeiro teste de voo, o avião vai para a sala de pintura final, onde será aplicada a camada branca e os detalhes coloridos da marca.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Para iluminar a sala de pintura, podem ser utilizados os sistemas de iluminação, equipamentos de grande porte e sem cabos, com potência suficiente para iluminar todo ambiente. Além disso, os refletores também são uma boa opção para quem prefere um produto mais compacto.

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DESAFIO: Montagem interna

  • – Com a pintura pronta, o interior da aeronave começa a ser montado. São colocadas as paredes e janelas, enquanto os móveis são feitos na marcenaria e montados logo em seguida.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Para iluminar o espaço interno do avião, recomendamos o uso de refletores sem cabo. Esses equipamentos ocupam pouco espaço e oferecem uma alta potência de iluminação, deixando o ambiente bem visível sem ocupar as mãos.

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DESAFIO: Oficinas de manutenção

  • – Outro ponto muito importante nesse setor são as oficinas das empresas, onde as aeronaves em circulação passam por inspeções e manutenção frequentes. Em geral, as inspeções são divididas em três tipos: rotineiras, programadas e extraordinárias, de acordo com a periodicidade.
  • – No entanto, devido à grande quantidade de combustível nos aviões, os espaços de manutenção são considerados áreas classificadas – ou seja, com risco de explosão. Por isso, é fundamental que os equipamentos elétricos tenham certificado antiexplosão.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Para deixar o interior das oficinas bem iluminado, recomendamos o uso de refletores e sistemas de iluminação. Os refletores também podem ser utilizados para os trabalhos de inspeção e manutenção, fixando-os em superfícies metálicas, por exemplo.

As lanternas de cabeça também são excelentes para esse tipo de trabalho, direcionando a luz e deixando as mãos livres para o trabalho. Além disso, você deve se certificar que o equipamento é antiexplosão, adequado para zona 0. Assim, não há riscos de o produto gerar faíscas que reajam com o combustível da aeronave.

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DESAFIO: Montagem do Helicóptero

  • -A montagem dos helicópteros passa por diversas estações, envolvendo mais trabalho manual e menos robôs que a montagem de aviões.
  • -O processo se inicia pela estrutura, seguido pela instalação dos comandos, fiação e tanque. Então são colocadas outras partes, como o motor, o console central, o para-brisas e as pás.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Para deixar o espaço das estações de montagem podem ser utilizados refletores ou sistemas de iluminação.

Os refletores sem cabo são equipamentos compactos e de alta potência, ideais para uma iluminação ampla sem ocupar muito espaço. Além disso, os modelos com bases magnéticas podem ser fixados em superfícies metálicas, deixando o trabalho mais prático.

Já os sistemas de iluminação são equipamentos de grande porte e altíssima potência e alcance, também sem cabos. Por fim, também podem ser utilizadas as lanternas de cabeça, com sua luz direcionada que deixa as mãos livres para o trabalho.

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DESAFIO: Sequência de testes

  • -Após montado, o helicóptero deve passar por uma série de inspeções e testes para garantir que está tudo certo. São feitos tanto interna quanto externamente pelos funcionários.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Recomendamos o uso de lanternas manuais e especialmente as de cabeça, por deixarem as mãos livres para realizar os testes. Além disso, os refletores com base magnética também podem ser fixados no próprio helicóptero, oferecendo uma iluminação mais potente na área inspecionada.

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DESAFIO: Pintura

  • -Depois de tudo montado e testado, chega a hora de pintar o helicóptero. São utilizadas tintas especiais para resistir a condições extremas de voo, e todo o processo é feito manualmente.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

As lanternas de cabeça são as indicadas para o uso durante a pintura, já que as mãos estão ocupadas. Além disso, um refletor ou sistema de iluminação pode ser colocado no chão próximo ao helicóptero, para uma iluminação mais abrangente.

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DESAFIO: Manutenção

  • -Por fim, assim como os aviões, os helicópteros também devem passar por vistorias e manutenções frequentes. Além da inspeção, são feitas trocas de peças (para prevenção ou reparo), pinturas e consertos.
  • -Assim como os aviões, a manutenção de helicópteros também apresenta riscos de explosão, devido à presença de combustível.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Indicamos as lanternas manuais ou de cabeça para as inspeções de helicópteros. Já para os reparos e trocas de peça, além das lanternas de cabeça, os refletores sem cabo também podem ser utilizados, fixados na superfície metálica do próprio veículo.

Independente do tipo de equipamento escolhido, é necessário que ele seja adequado para áreas classificadas, com certificado antiexplosão zona 0. Isso pois os equipamentos comuns podem gerar faíscas que, interagindo com o combustível, causam explosões.

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