Siderurgia

Os principais desafios de iluminação na siderurgia e as melhores soluções para cada um

Reunimos reunimos uma série de informações que conseguimos em nossas visitas, junto a depoimentos de trabalhadores das siderúrgicas.

Assim, nosso objetivo é enriquecer o conhecimento das empresas do setor sobre os riscos de acidentes, especialmente os relacionados a iluminação em áreas como fundição e laminação.

DESAFIO: Setor de sucata

  • – A primeira etapa da siderurgia é o transporte da matéria-prima, como a sucata e o minério. O veículo entrega a sucata em uma ponte rolante que descarrega o metal na fábrica. Assim, é muito importante que tudo esteja funcionando para manter o fluxo de produção.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Para inspeção e manutenção dos equipamentos, recomendamos nossas lanternas de mão alta potência. Mas, caso você prefira, as lanternas de cabeça e refletores sem cabo de pequeno porte também são boas opções. Nesse setor, não há necessidade de equipamentos antiexplosão.

BIG 850
HYDRA 1500

DESAFIO: Fundição

  • -Neste setor, a carga de matéria-prima é preparada e transformada em sínter, para ser então levada para os altos-fornos, onde é transformada em ferro-gusa. Essa gusa é então transferida para as aciarias, onde se torna aço líquido.
  • -Todas essas etapas acontecem em um ambiente muito quente e empoeirado, composto de diversas pontes rolantes e fornos que fazem todos esses serviços. Assim, a combinação de temperatura e poeira gera um alto risco de explosão.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Por isso, devem ser usados equipamentos intrinsecamente seguros, adequados para zona 0. As lanternas de mão e de cabeça são as mais populares para isso, devido a sua portabilidade e iluminação direcionada. Mas, para iluminar uma área maior, um sistema de iluminação também é ideal.

HEAD EXH180
Intrant® XPR-5568GX

DESAFIO: Laminação

  • – Já nessa etapa, o aço líquido é solidificado, produzindo semiacabados, lingotes e blocos. Eles passam então por laminadores, onde são transformados em produtos laminados. Tudo isso por meio de pontes rolantes que fazem o manuseio das lajes de aço de um local para o outro.
  • – Todos esses equipamentos devem ser inspecionados com frequência para garantir o bom funcionamento da linha de produção.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Aqui os refletores sem cabos são os equipamentos ideais, já que oferecem uma alta potência em um corpo portátil.

HYDRA 1500
GALAXY PRO
XPR - 5592 GX

DESAFIO: Armazenamento

  • – Por fim, o aço sai da linha de produção e é armazenado em depósitos, de onde será transportado para a comercialização. Aqui são usadas pontes rolantes e empilhadeiras para organizar os rolos de aço nos armazéns.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Para iluminar essas áreas, recomendamos também o uso de refletores sem cabo. Além disso, um sistema de iluminação é uma excelente opção para quem precisa de extrema potência.

HYDRA 1500
GALAXY PRO
SOLARIS PRO X

QUEM USA AS LANTERNAS ANTIEXPLOSÃO RACLITE!

Diversas empresas do Brasil escolhem e confiam nas Lanternas Raclite, tais como: