Indústria Automobilística

Indústria Automobilística: 6 Desafios em Montadoras e Fabricantes de Autopeças e Como Resolvê-los

A indústria automobilística representa cerca de 22% do PIB industrial brasileiro, sendo uma parte essencial da economia nacional. Contudo, devemos nos atentar para problemas específicos do setor.

Além dos riscos de saúde com que todos devemos nos preocupar, existem outros problemas específicos para se atentar, especialmente os relacionados à iluminação.

Por isso, separamos os principais desafios de segurança em montadoras e fabricantes de autopeças da indústria automobilística, junto a suas soluções com o objetivo de enriquecer o conhecimento das empresas do setor sobre os riscos de acidentes, referentes à iluminação.

DESAFIO: Inspeção de chapas prensadas

  • – A primeira etapa na fabricação de um carro é a moldagem das chapas de aço nas prensas. Depois de cortadas, elas devem ser inspecionadas para garantir que está tudo certo.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Para garantir uma boa visibilidade na inspeção das chapas, recomendamos o uso de lanternas de cabeça ou mesmo manuais. Além disso, refletores com base magnética também podem ser uma boa opção para serem fixados em superfícies metálicas.

HEAD 160RS
HYDRA 1500
GALAXY PRO

DESAFIO: Manutenção de robôs

  • -A maior parte dos trabalhos de montagem dos carros são feitas por robôs, como prensas e soldas. Para garantir que a produção siga sem problemas, a inspeção e manutenção das máquinas é essencial.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Aqui também podem ser usadas as lanternas de mão ou de cabeça para inspeção. Os refletores também são recomendados, por oferecerem uma iluminação de alta potência sem ocupar muito espaço, podendo se fixar em partes metálicas.

HEAD 160RS
HYDRA 1500
GALAXY PRO

DESAFIO: Inspeção de peças e trabalhos manuais

  • – Assim como as chapas iniciais, outras etapas do processo de produção também precisam ser inspecionadas, como a junção de peças e a pintura, para garantir que está tudo certo.
  • – Além disso, algumas partes também requerem trabalho manual, como a inserção do motor e do escapamento, e o parafusar das portas.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Para a realização de trabalhos manuais, recomendamos o uso de lanternas de cabeça, por deixarem as mãos livres. Os refletores também são ótimos para uma iluminação mais potente, fixando-se em superfícies metálicas.

Já para a inspeção, além dos refletores e lanternas de cabeça, as lanternas de mão também podem ser utilizadas.

HEAD 160RS
HYDRA 1500
GALAXY PRO

DESAFIO: Manutenção de esteiras e elevadores

  • – Toda cadeia produtiva nas montadoras da indústria automobilística depende de esteiras e elevadores, que levam as partes concluídas para a próxima etapa da fabricação. Assim, é muito importante que eles passem por manutenções frequentes, evitando interrupções na produção.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Aqui também recomendamos o uso de lanternas de cabeça e manuais, permitindo uma melhor visibilidade na inspeção e manutenção das esteiras e elevadores. Além disso, novamente os refletores podem ser utilizados.

HEAD 160RS
HYDRA 1500
GALAXY PRO
HEAD EXH180

DESAFIO: Espaços confinados

  • – De acordo com a NR33, espaços confinados são locais que não foram projetados para ocupação humana contínua, com “meios limitados de entrada e saída, sem ventilação ou renovação adequada do ar, com atmosfera empobrecida ou enriquecida em oxigênio.”
  • – No setor automotivo, é comum que os funcionários tenham que trabalhar nesse tipo de atmosfera. No entanto, é preciso tomar os cuidados necessários para evitar problemas de segurança, já que os riscos são altos.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Além do uso de EPIs adequados, todo equipamento de iluminação para espaços confinados deve ser antiexplosão, próprios para zona 0. Podem ser utilizados refletores, lanternas de mão ou de cabeça, a depender do tipo de trabalho realizado.

HEAD EX88
HEAD EXH180
XPR - 5592 GX
Intrant® XPR-5568GX

DESAFIO: Trabalhos com jato de granalha

  • – Por fim, o jateamento é uma operação comum para tratar as peças antes da pintura. Assim, sua superfície fica totalmente limpa e com o padrão mínimo de rugosidade, pronta para receber a tinta. Entretanto, os jatos são muito fortes, sendo necessária a segurança adequada.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Além do uso de respiradores, recomendamos o uso de refletores e lanternas de cabeça para as atividades de jateamento.

HEAD 160RS
HYDRA 1500
GALAXY PRO

QUEM USA AS LANTERNAS ANTIEXPLOSÃO RACLITE!

Algumas empresas do Brasil escolhem e confiam nas Lanternas Raclite, tais como: