Usina de álcool / Bioenergia

Os principais desafios de iluminação nas usinas de álcool e bioenergia e as melhores soluções para cada um

Trabalhando diretamente com substâncias inflamáveis, as atividades no setor de álcool e bioenergia exigem cuidados e equipamentos específicos.

Por isso, reunimos uma série de informações que conseguimos em nossas visitas, junto à depoimentos de trabalhadores dessa indústria.

Assim, nosso objetivo é enriquecer o conhecimento das empresas do setor sobre os riscos de acidentes, especialmente os relacionados à iluminação.

DESAFIO: Plantações e colheitas

  • – Grande parte das colheitas ainda são feitas com trabalho manual, tendo assim um alto risco de acidentes, especialmente em plantações mais densas ou sem muita luz.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Diversas usinas de álcool utilizam nossas lanternas, principalmente as de uso na cabeça, para liberar as mãos, e o sistema de Iluminação de longo alcance para iluminar uma grande área, desde a colheita até o transporte.

HEAD 160RS
HYDRA 1500
SOLARIS PRO X

DESAFIO: Inspeção dos Caminhões e Cargas

  • -Como a carga de cana/combustível é altamente inflamável, o uso de lanternas comuns para inspeção pode gerar faíscas que causam uma explosão..

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Devem ser utilizados equipamentos antiexplosão zona 0 para atividades como inspeção e manutenção dos caminhões e cargas. O mais indicado são as lanternas de cabeça e manuais, por sua portabilidade.

HEAD EXH180
Intrant® XPR-5568GX

DESAFIO: Acidentes nas Estradas

  • – É nesta etapa que ocorre a maior partes dos acidentes da indústria. Além de colisões ou capotamentos, podem ocorrer explosões causadas por alguma faísca (como de cigarro ou lanternas comuns), pela carga de cana/combustível ser inflamável.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Lanternas de cabeça e manuais de médio e longo alcance são as mais utilizadas nesse tipo de operação. Caso o acidente ocorra em ribanceiras, utiliza-se sistemas de iluminação de longo alcance para iluminar com grande abrangência.

Os equipamentos só precisam ser antiexplosão caso estejam próximos do acidente, se estiverem longe, podem ser utilizados modelos profissionais.

HEAD EXH180
XPR - 5592 GX

DESAFIO: Interior das Usinas

  • – Por trabalharem com combustível líquido em espaços confinados (como caixas e torres), qualquer pequeno vazamento ou faísca pode causar um grande estrago.
  • – As fases de fermentação, destilação e armazenamento são as que mais merecem atenção. Além disso, atividades como a inspeção e a limpeza química das caixas são bastante arriscadas, devendo ser feitas com equipamentos especiais.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

O uso de equipamentos antiexplosão para zona 0 é essencial para ter iluminação para o trabalho de forma segura. Para atividades como inspeção e manutenção, são indicadas as lanternas manuais e de cabeça, por sua portabilidade e iluminação direcionada.

Já para iluminar áreas maiores, recomendamos os refletores sem cabo, que podem ser fixados em superfícies metálicas, e os sistemas de iluminação de longo alcance.

Intrant® XPR-5568GX
HEAD EX88
XPR - 5592 GX

QUEM USA AS LANTERNAS ANTIEXPLOSÃO RACLITE!

Diversas empresas do Brasil escolhem e confiam nas Lanternas Raclite, tais como:

E centenas de outras grandes, médias e pequenas empresas.