Utilidades (Água e Esgoto)

Os principais desafios de iluminação em empresas de utilidades de água e esgoto e as melhores soluções para cada um

Trabalhando com substâncias inflamáveis e espaços confinados, as atividades no setor de água e esgoto exigem cuidados e equipamentos específicos. Por isso, reunimos uma série de informações que conseguimos em nossas visitas, junto à depoimentos de trabalhadores dessa indústria.

Assim, nosso objetivo é enriquecer o conhecimento das empresas do setor sobre os riscos de acidentes, especialmente os relacionados à iluminação nas estações de tratamento.

DESAFIO: Manutenção de Tanques

  • – O processo de tratamento da água se divide em várias fases, passando por diferentes tanques para receber químicos específicos. De maneira semelhante, o tratamento de esgoto também passa pelos chamados tanques de aeração, onde os resíduos orgânicos são transformados em gás carbônico.
  • – Para garantir que o processo corra perfeitamente, devem ser feitas inspeções e manutenções constantes nesses tanques. Por serem espaços confinados, o risco de explosão é alto.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Por isso, são necessários equipamentos de iluminação intrinsecamente seguros (antiexplosão), adequados para zona 0.O mais indicado para manutenção são as lanternas de cabeça, por deixarem as mãos livres para trabalhar. Já na inspeção as lanternas de mão também são bastante utilizadas.

HEAD EX88
HEAD EXH180

DESAFIO: Verificação e Manutenção da Rede de Distribuição e das Adutoras

  • -A adução e distribuição da água acontece por meio de um sistema complexo de canais, galerias e tubulações. Assim, a manutenção desse sistema também exige produtos adequados para espaços confinados.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Devem ser utilizados equipamentos de iluminação adequados para zona 0. As lanternas de mão e cabeça, são as mais indicadas, devido a sua portabilidade e luz direcionada.

HEAD EXH180
Intrant® XPR-5568GX
HEAD EX88

DESAFIO: Uso de Cloro

  • – Os processos de coagulação, condensação, desinfecção e tratamento de lodos utilizam cloro, tanto líquido (HCl) como gasoso (Cl2). As misturas de cloro com hidrogênio são altamente inflamáveis, podendo iniciar uma explosão na presença de alguma fonte de ignição, como as faíscas de lanternas comuns.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Para os trabalhos próximos ao cloro, devem ser utilizados equipamentos de iluminação antiexplosão. As lanternas de cabeça e de mão são indicadas para manutenção e inspeção, enquanto os refletores e sistemas de iluminação podem ser usados para iluminar áreas abertas.

HEAD EX88
XPR - 5592 GX
SOLARIS PRO X

DESAFIO: Decomposição do Material Orgânico

  • – O material orgânico presente no esgoto gera gás sulfídrico (H2S) e gás metano (CH4), substâncias inflamáveis que, na presença de uma fonte de ignição, geram uma explosão.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Para trabalhos em locais onde há presença de material orgânico, devem ser utilizados equipamentos antiexplosão zona 0. As lanternas de mão e de cabeça podem ser utilizadas em atividades como inspeção e manutenção de máquinas, enquanto os refletores sem cabo e sistemas de iluminação oferecem uma iluminação mais ampla para espaços maiores.

XPR - 5592 GX
HEAD EX88

QUEM USA AS LANTERNAS ANTIEXPLOSÃO RACLITE!

Algumas empresas do Brasil escolhem e confiam nas Lanternas Raclite, tais como: