Indústria Química

Os principais desafios nas industrias químicas e as melhores soluções para cada um

O trabalho na Indústria Química apresenta uma série de riscos devido a própria natureza deste setor, que lida com substâncias perigosas, como diversos combustíveis e inflamáveis

Com base em informações de nossas visitas, junto à depoimentos de trabalhadores da indústria química, listamos alguns desses desafios de segurança e suas soluções. Assim, nosso objetivo é enriquecer o conhecimento das empresas do setor sobre os riscos de acidentes, especialmente os relacionados à iluminação.

DESAFIO: Monômeros do Plástico

  • – Muitas das matérias primas usadas na produção de plástico apresentam um alto risco de incêndio e explosões, pois liberam substâncias como HCN, HCP e CO.
  • – A presença dessas substâncias cria uma atmosfera explosiva que, na presença de uma fonte de ignição, gera uma explosão. Essa ignição pode vir de objetos como lanternas comuns e até celulares.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Por isso, nos setores que lidam com essas substâncias, devem ser utilizados equipamentos de iluminação antiexplosão, adequados para zona 0.

Para trabalhos de inspeção e manutenção, as lanternas de cabeça são as recomendadas, por deixarem as mãos livres para o trabalho. Já em espaços mais abertos, podem ser utilizados refletores ou sistemas de iluminação, que são mais potentes

HEAD EX88
HEAD EXH180
XPR - 5592 GX

DESAFIO: Temperaturas dos reatores e outras máquinas

  • -As temperaturas extremas causadas pelas máquinas também são um grande perigo. É importante lembrar que praticamente todos os setores da indústria química lidam com substâncias inflamáveis. Dessa forma, qualquer fonte de calor pode causar uma explosão.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Para o trabalho seguro de inspeção dessas máquinas, devem ser utilizadas lanternas de cabeça certificadas para zona 0. Já para iluminar de forma mais abrangente toda área dos equipamentos, podem ser utilizados sistemas de iluminação, que são extremamente potentes, contanto que sejam antiexplosão.

HEAD EX88
HEAD EXH180
XPR - 5592 GX

DESAFIO: Poeiras de papel e madeira

  • – As substâncias sólidas, como poeiras de papel e madeira, também são um grande problema, principalmente na indústria de papel e celulose. O acúmulo de poeira, na presença de uma fonte de calor, pode causar explosões.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Por isso, neste setor também devem ser utilizados equipamentos antiexplosão para zona 0. As lanternas de mão e cabeça são ideais para trabalhos de manutenção e inspeção, enquanto os refletores e sistemas de iluminação podem ser usados para áreas maiores.

XPR - 5592 GX
HEAD EXH180

DESAFIO: Trabalhos com cloro

  • – Misturas de cloro e hidrogênio são inflamáveis e podem causar explosões. A própria queima de materiais clorados pode liberar HCl, havendo assim um grande risco para a segurança.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

O uso de equipamentos de iluminação antiexplosão deve ser obrigatório para trabalhos com cloro. As lanternas de cabeça e de mão são indicadas para manutenção e inspeção, enquanto os refletores e sistemas de iluminação podem ser usados para iluminar áreas abertas.

XPR - 5592 GX
HEAD EXH180
Intrant® XPR-5568GX

DESAFIO: Soldagem de tanques

  • – A manutenção com soldagem em tanques é uma atividade comum neste setor, mas pode ser perigosa. Isso porque, mesmo vazios, os tanques podem ter resíduos de combustível ou outras substâncias inflamáveis.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Para um trabalho seguro, devem ser utilizadas lanternas antiexplosão, adequadas para zona 0. Especificamente as de cabeça, pois deixam as mãos livres para trabalhar. E também nosso refletor zona 0 sem cabo e com bases com ímãs incorporados para fixação em partes metálicas

HEAD EX88
HEAD EXH180
XPR - 5592 GX

DESAFIO: Peroxidáveis

  • – Substâncias peroxidáveis, como o éter etílico, podem se transformar em peróxido e causar explosões quando em contato com fontes de calor. São especialmente perigosas, portanto, se armazenadas por muito tempo ou próximas de inflamáveis, máquinas quentes ou fontes de ignição, como lanternas comuns.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Por isso, os trabalhos em locais onde hajam peroxidáveis armazenados devem ser feitos com o auxílio de iluminação intrinsecamente segura, para garantir que não sejam geradas faíscas.

Assim, as lanternas de mão e cabeça são opções para quem prefere uma iluminação mais portátil e direcionada, enquanto os refletores sem cabo e sistemas de iluminação podem ser usados para iluminar áreas maiores.

XPR - 5592 GX
HEAD EX88

DESAFIO: Materiais de limpeza, óleos, adesivos e tintas

  • – Essas substâncias contêm líquidos altamente inflamáveis, presentes em diversos setores da Indústria Química, como de tintas, esmaltes, vernizes e plásticos, por exemplo.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Para trabalhos próximos a locais onde essas substâncias são armazenadas, devem ser utilizados equipamentos de iluminação adequados para zona 0.

Podem ser utilizados lanternas de mão/cabeça, refletores ou sistemas de iluminação, a depender da necessidade do usuário.

HEAD EXH180
XPR - 5592 GX

DESAFIO: Produção de laca

  • – Para essa atividade, é utilizada nitrocelulose, substância combustível com alto risco de explosão. Assim, a presença de calor ou fontes de ignição é extremamente perigosa.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

No setor de produção de laca, devem ser utilizados equipamentos de iluminação para zona 0, intrinsecamente seguros. Assim, o usuário pode garantir que não serão geradas faíscas (fonte de ignição), como acontece com outros tipos de lanterna.

HEAD EXH180
XPR - 5592 GX
Intrant® XPR-5568GX

DESAFIO: Solventes

  • – Outra substância muito comum em praticamente todos os setores da Indústria Química, como o farmacêutico, de tintas, plásticos, borracha e agrotóxicos. Além de riscos para saúde do trabalhador que entrar em contato direto com essas substâncias, também há a possibilidade de incêndios e explosões.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Para os trabalhos de inspeção e manutenção em locais com a presença de solventes, devem ser utilizadas lanternas de mão ou de cabeça adequadas para zona 0. Já para iluminar espaços maiores, podem ser usados sistemas de iluminação ou mesmo refletores sem cabo.

HEAD EXH180
XPR - 5592 GX

DESAFIO: Fertilizantes

  • – Neste setor, é muito utilizado o nitrato de amônio, substância que pode provocar explosões na presença de uma fonte de calor/ignição (como lanternas comuns).

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Em locais onde o nitrato de amônio é armazenado/manuseado, devem ser utilizadas lanternas antiexplosão intrinsecamente seguras, pois não atuam como fonte de ignição. Mesmo se o nitrato não estiver presente, esse tipo de equipamento ainda deve ser utilizado, pois podem haver resíduos no local.

HEAD EXH180
Intrant® XPR-5568GX

DESAFIO: Energia estática das máquinas

  • – As máquinas presentes na indústria produzem energia estática, que também atua como fonte de ignição. Assim, seu maior perigo está no fato de ser invisível.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Por isso, deve sempre ser realizado o processo de aterramento, além de, novamente, utilizar equipamentos para zona 0. Para trabalhos de inspeção, recomendamos lanternas de mão ou de cabeça, e para iluminação mais amplas, os refletores ou sistemas de iluminação.

Intrant® XPR-5568GX
HEAD EXH180
XPR - 5592 GX

QUEM USA AS LANTERNAS ANTIEXPLOSÃO RACLITE!

Diversas empresas do Brasil escolhem e confiam nas Lanternas Raclite, tais como:

E centenas de outras grandes, médias e pequenas empresas