Transporte de Cargas Perigosas

Os principais desafios de iluminação no transporte de cargas perigosas e as melhores soluções para cada um

O Transporte de Cargas Perigosas lida com muitos riscos de segurança, por isso é muito importante saber como se proteger. Reunimos uma série de informações que conseguimos em nossas visitas, junto à depoimentos de trabalhadores desse setor.

Assim, nosso objetivo é enriquecer o conhecimento das empresas do setor sobre os riscos de acidentes, especialmente os relacionados à iluminação em geral e situações de emergência.

DESAFIO: Transporte de Grãos

  • – A poeira gerada pelos grãos é extremamente perigosa. Na presença de uma fonte de calor, elas liberam gases inflamáveis criando uma atmosfera explosiva.
  • – Além disso, o próprio processo de decomposição dos grãos gera substâncias combustíveis como metano, etano, metanol, propanol e butanol.
  • – Dessa forma, uma fonte de ignição (como soldas, cigarros ou lanternas comuns) é suficiente para dar início a uma explosão.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Para inspeção e manutenção de veículos que transportam grãos, devem ser utilizados equipamentos de iluminação antiexplosão zona 0, pois não geram faíscas. Os mais indicados são as lanternas de cabeça, que deixam as mãos livres para trabalhar, e os refletores sem cabo com bases magnéticas, que podem ser fixados em superfícies metálicas.

HEAD EX88
HEAD EXH180
XPR - 5592 GX

DESAFIO: Transporte de Bagaço de Cana

  • -Assim como o álcool é altamente inflamável, o açúcar e o próprio bagaço da cana também são. Assim, grandes quantidades de bagaço, especialmente em espaços confinados (como é o caso durante o transporte), geram um alto risco de explosão.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

A manutenção e inspeção de locais que armazenam bagaço de cana deve ser feita sempre com equipamentos antiexplosão. Podem ser utilizadas lanternas manuais ou de cabeça ou mesmo os refletores sem cabo com bases magnéticas, contanto que sejam adequados para zona 0.

XPR - 5592 GX
HEAD EXH180

DESAFIO: Transporte para Indústria Química

  • – Boa parte dos produtos da Indústria Química são considerados inflamáveis, até mesmo os aparentemente simples como materiais de limpeza. Assim, a presença de faíscas é um grande risco para segurança no transporte desses produtos.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Para o transporte de cargas da indústria química, devem ser sempre utilizados equipamentos de iluminação antiexplosão. Indicamos as lanternas de mão e de cabeça, por sua portabilidade e luz direcionada. Além disso, os refletores sem cabo também são indicados para quem prefere uma iluminação mais potente.

Intrant® XPR-5568GX
XPR - 5592 GX

DESAFIO: Transporte de Combustíveis

  • – O transporte de substâncias como Gasolina, Álcool, Óleo Diesel ou mesmo gás de cozinha (GLP) também é bastante perigoso. Ainda mais na presença de calor, já que podem liberar gases inflamáveis que não são perceptíveis.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Para inspeção e manutenção de locais onde são armazenados combustíveis, o uso de equipamentos antiexplosão é obrigatório. As lanternas de mão e cabeça são excelentes para quem prefere mais mobilidade e uma iluminação direcionada. Já refletores antiexplosão sem cabo são boas opções para quem precisa de uma iluminação mais potente e maior alcance.

HEAD EX88
XPR - 5592 GX

QUEM USA AS LANTERNAS ANTIEXPLOSÃO RACLITE!

Diversas empresas do Brasil escolhem e confiam nas Lanternas Raclite, tais como:

E dezenas de outras grandes, médias e pequenas empresas.