Indústrias de Celulose

Os principais desafios de iluminação nas industrias de celulose e as melhores soluções para cada um

A produção de celulose no Brasil foi de cerca de 19,7 milhões de toneladas em 2019, sendo essa indústria muito importante para a economia nacional. Entretanto, por trabalhar com matéria e substâncias inflamáveis, as atividades no setor exigem cuidados específicos.

Por isso, reunimos uma série de informações que conseguimos em nossas visitas, junto à depoimentos de trabalhadores dessa indústria.

Assim, nosso objetivo é enriquecer o conhecimento das empresas do setor sobre os riscos de acidentes, especialmente os relacionados à iluminação

DESAFIO: Colheita e Transporte do Eucalipto

  • – A primeira etapa é a colheita do eucalipto e o carregamento dos caminhões, atividades que exigem a intervenção frequente dos mecânicos nos equipamentos.
  • – O trabalho ocorre nos períodos diurno e noturno, necessitando assim de iluminação artificial, já que a luz dos faróis não ilumina os componentes do equipamento.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Nossos equipamentos mais indicados essa atividade são os refletores sem cabo com base magnética, oferecendo uma iluminação potente sem ocupar muito espaço. São produtos versáteis, podendo ser utilizados tanto para iluminação da área de trabalho como para uma iluminação mais focada nos componentes.

Já para iluminar uma área mais ampla, também podem ser utilizados os sistemas de iluminação de longo alcance.

HYDRA 1500
GALAXY PRO
SOLARIS PRO X

DESAFIO: Fermentação e Finalização

  • -Como dito acima, as atividades ocorrem no período diurno e noturno e requerem que os mecânicos realizem intervenções nos equipamentos nestes períodos. Os locais que os equipamentos operam não possuem estruturas físicas de oficina, fazendo-se necessário a utilização de iluminação artificial, visto que os faróis das máquinas não possuem direcionamento para os componentes do equipamento, como por exemplo a manutenção em um destes equipamentos, como a garra traçadora.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

O refletor portátil com a base magnética favorece a instalação em pontos específicos melhorando ainda mais a luminosidade. Pode ser usado para iluminação da área de trabalho (externa) e/ou focada no componente.

GALAXY PRO
HYDRA 1500

DESAFIO: Vigilância e Iluminação Geral em Áreas Florestais

  • – As áreas de plantações possuem dimensões de “perder de vista” com vários acessos e com existência de escritórios e refeitórios em pontos estratégicos. A Iluminação de longa distância para verificações de segurança ou identificação de animais é uma necessidade.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Recomendamos para esse desafio lanternas de mão super potentes com foco de longo alcance (+ de 400 metros) e bateria recarregável

BIG 850

DESAFIO: Produção e Armazenamento dos Cavacos

  • – Os cavacos são produzidos por máquinas de lavagem, corte e peneiramento, sendo então armazenados em silos. Para a manutenção desses silos e máquinas, são necessários equipamentos antiexplosão, evitando faíscas que possam incendiar a madeira/pó.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Recomendamos as lanterna de cabeça para os trabalhos de inspeção e manutenção, deixando as mãos livres para o trabalho. Os refletores sem cabo com bases magnéticas também podem ser usados para uma iluminação fixa de maior potência.

Certifique-se de que os equipamentos são adequados para zona 0.

HEAD EX88
HEAD EXH180
XPR - 5592 GX

DESAFIO: Cozimento e Branqueamento

  • – O cozimento do cavaco ocorre em altas temperaturas, utilizando substâncias químicas como o sulfeto de sódio, que é combustível. Além disso, o branqueamento também ocorre de forma semelhante, com substâncias a base de cloro.
  • – Assim, para evitar o risco de incêndios e explosões, também são necessários equipamentos de iluminação antiexplosão para zona 0.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Para inspeção e manutenção das máquinas e tanques, recomendamos as lanternas de mão e de cabeça, caso você prefira uma iluminação portátil. Já para uma iluminação fixa, pode ser utilizado nosso refletor sem cabos com bases magnéticas.

XPR - 5592 GX
HEAD EXH180
HEAD EX88

DESAFIO: Secagem e Embalagem

  • – Por fim, a celulose passa pela secagem e embalagem, ficando pronta para o transporte. As máquinas nessa etapa ainda precisam de manutenção, mas não são necessários equipamentos antiexplosão.

SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO:

Podem ser utilizadas lanternas de mão e de cabeça, assim como os refletores sem cabo com bases magnéticas. Para uma iluminação mais ampla e potente, indicamos também os sistemas de iluminação

HEAD 160RS
HYDRA 1500
GALAXY PRO

QUEM USA AS LANTERNAS ANTIEXPLOSÃO RACLITE!

E estamos em fase avançada de desenvolvimento de produtos nas principais industrias de celulose do país.