O que saber antes de comprar uma Lanterna Profissional
O que precisa saber antes de comprar uma lanterna profissional? Se você acredita que o poder de iluminação seja o único parâmetro a ser considerado antes de comprar uma lanterna profissional, você está completamente enganado. Muitos outros fatores são essenciais na hora de escolher a melhor solução em iluminação para o seu negócio.
Por conta disso, explicamos as principais características que compõem as melhores lanternas profissionais do mercado. Vem com a gente!
Certificação IP: resistência a poeira e água
Entre as mais diversas especificações técnicas de uma lanterna, existe uma que é muito importante para garantir a durabilidade do produto e a resistência dele no caso de contato com poeira ou líquidos: a certificação IP. Ela é certamente uma das coisas d o que precisa saber antes de comprar uma lanterna profissional.
Afinal, por mais que você cuide de seu dispositivo, acidentes acontecem. Por exemplo, ele pode ser derrubado acidentalmente em uma poça de água, já imaginou? Felizmente, temos opções que contam com uma estrutura que permite o contato rápido com líquidos ou ambientes carregados de poeira sem gerar danos permanentes ou graves.
O Certificado IP67 é a garantia e a informação mais precisa sobre o quanto o produto é resistente a líquidos e poeira. A numeração foi criada pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC, na sigla original em inglês), que determina o estabelecimento de padrões em tecnologias.
A RacLite EX 120 é um ótimo exemplo de lanterna com a certificação IP67. Resistente a água e a poeira, a lanterna conta com a tecnologia ABS, que garante, também, uma super resistência contra quedas e impactos.
Clique aqui para saber mais sobre a lanterna.
Autonomia: durabilidade de iluminação
Outro fator muito importante é a capacidade da lanterna em se manter ligada. A maioria das opções do mercado não contam com produtos recarregáveis e quando são, duram pouquíssimas horas.
Veja, normalmente, um turno de trabalho vai de 6 a 8 horas diárias, e durante esse tempo, é essencial que o produto consiga atender todo o período sem a necessidade de interrupção para trocar as pilhas ou recarregar. Além disso, muitas opções possuem o carregamento lento, o que pode atrapalhar a vida do trabalhador que precisa de agilidade.
Em nosso portfólio, a RacLite EX125 é a opção para área classificada que possui a maior autonomia no modo alto, 42 horas e 30 minutos. Já no modo baixo, chegamos às incríveis 80 horas de iluminação.
Lúmens: capacidade de iluminação
Para muitos profissionais, esse pilar é o grande e o único diferencial quando falamos de características técnicas das lanternas. Porém, não é bem assim e nós vamos te explicar o porquê. Mas antes, é preciso entender o que de fato significa o termo “lúmens”.
Ora, os lúmens são a quantidade de luz emitida por uma fonte luminosa. Essa característica é chamada também de fluxo luminoso. Quanto maior o número de lúmens, maior é a emissão de luz de uma fonte luminosa.
A RacLite Strong3400 é a nossa opção com o maior número de lúmens encontrados em uma lanterna. Chegando aos incríveis 3400 lumens.
Se você quer saber mais sobre essa lanterna, clique aqui.
Alcance da luz: distância de iluminação
Não basta somente iluminar bem. É necessário também que a luz seja eficiente para iluminação de locais mais distantes. As famosas lanternas de longo alcance são muito buscadas para a iluminação de prédios altos, locais de difícil acesso, vigilância, inspeção de túneis etc.
Mas para iluminar em longo alcance basta ter um número alto de lúmens? Nem sempre! Muitas lanternas são fracas quando falamos de iluminação pontual, mesmo com uma quantidade alta de lúmens, ou seja, são eficazes apenas para iluminação mais ampla.
Aliás, como dito anteriormente, a RacLite Strong 3400 possui um incrível número quando falamos de lúmens. Mas outro ponto ótimo dessa lanterna é o seu feixe luminoso que é mais focado, o que é ótimo para distâncias maiores. Com ela, é possível iluminar uma distância de até 390 metros.
Modos de Iluminação
Normalmente, lanternas mais comuns possuem apenas 1 modo de iluminação. Muitas pessoas não sabem, mas trabalhar com mais de um modo de iluminação é trabalhar com inteligência. Nem toda circunstância se faz necessário o uso do modo mais forte. Trabalhar com um modo mais fraco vai garantir mais autonomia de bateria, podendo até ser mais eficaz e compatível com a situação.
Além disso, os modos SOS e flashing são essenciais quando o assunto é sinalização de perigo ou solicitação de ajuda. Também conhecidos como modo alerta e intermitente, tratam-se de luzes de segurança, que podem ser vermelhas ou brancas. Essas luzes são muito utilizadas em grandes empresas como protocolo de segurança, uma forma de sinalização. Elas são usadas principalmente em áreas de mineração e indústrias, onde os barulhos são muito intensos e um aviso luminoso se faz necessário.
Diversas Lanternas Profissionais da RacLite têm esse modo de iluminação, tanto de mão, quanto de cabeça. Uma delas é a RacLite TA1100, lanterna de longa distância e zoom inteligente.
Iluminação a LED
A lista de vantagens da tecnologia LED é extensa: maior durabilidade e eficácia energética; baixo custo de manutenção; não emite raios IV e UV; não atrai insetos; acendimento imediato; são sustentáveis e 100% recicláveis.
As antigas lâmpadas incandescentes, por outro lado, que já foram muito utilizadas no passado, estão sendo descartadas, pois desperdiçam muita energia. Afinal, apenas 5% da energia consumida pela lâmpada incandescente vira luz. Isso acontece porque os outros 95% de energia acabam se perdendo em calor.
Diferentemente da tecnologia LED, que não apresenta componentes tóxicos, as lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio, que podem poluir a atmosfera e ainda contaminar o solo, ou seja, as lâmpadas fluorescentes são prejudiciais para o meio ambiente e para a saúde da população, caso sejam descartadas de forma incorreta.
Hoje, todo o portfólio RacLite conta com dispositivos de iluminação Cree LED, ou seja, o que há de mais moderno e eficaz quando falamos de iluminação a LED.
Material
Mas qual o melhor material para uma lanterna profissional? A resposta é: depende. As lanternas com corpo em liga de alumínio são ótimas opções à prova de pressão e impacto. Muitas são feitas para o uso em locais inóspitos.
Contudo, nem sempre esse tipo de material é a melhor escolha. Quando falamos de áreas classificadas, zona 0, o material deve ser um produto EX, ou seja, antiexplosão. Por conta disso, as opções de material ABS fazem mais sentido para esse tipo de situação, pois o metal pode gerar uma faísca e causar explosão.
Além disso, plástico ABS é um material muito utilizado nas lanternas por conta das excelentes propriedades que possui. Além de ser muito resistente, ele é leve e flexível.
Para saber mais sobre lanternas ABS antiexplosão, clique aqui.
Conforto e boa acoplagem
Ser leve e anatômico é um fator importante. Muitos profissionais passam horas do seu dia segurando uma lanterna ou até mesmo vestindo uma em seu capacete. Então, o conforto deve ser primordial. Outro ponto é ter uma “boa pegada” e que não escorregue das mãos do trabalhador. Ter acessórios que deem uma boa fixação também são pontos interessantes.
Devido a isso, a RacLite possui lanternas de mão com essas especificações e com a presença de clipagem em bolso, o que facilita no dia a dia profissional. Já quando falamos de lanterna de cabeça, o conforto da cinta é essencial. Logo, contamos com a lanterna 160RS conta com uma tecnologia sem igual, a única 2 em 1 do mercado, ou seja, dedicada para cabeça (devido a cinta elástica) e para capacete (devido ao interior emborrachado, garantindo a excelente fixação). Sem a necessidade de troca de cinta.
Conclusão
Agora que você já sabe o que precisa saber antes de comprar uma lanterna profissional, conheça as melhores! A RacLite conta com uma infinidade de lanternas da melhor qualidade e procedência no catálogo. Nossa equipe está pronta para esclarecer eventuais dúvidas sobre lumens ou qualquer outro aspecto dos nossos produtos. Entre em contato e aproveite para conhecer alguns dos nossos modelos de lanternas!
Para conversar com um especialista em lanternas, clique aqui.