3 Fatores Essenciais para uma Cultura de Trabalho Segura

A experiência demonstra que não basta só trabalhar com estratégias para se conseguir um ambiente de trabalho seguro. O ideal é combinar as estratégias com programas de capacitação e relacionamento, e que elas sejam baseadas nos aspectos individuais, na organização e em políticas de trabalho.

Aspectos Individuais

Sabemos que independente do nível em que estejam os trabalhadores, seus diferentes costumes, atitudes, conhecimentos e até mesmo suas condições físicas e mentais modificam-se com o tempo, na medida em que se aprofundam em questões como:

  • Experiência
  • Capacitação
  • Idade e condições físicas
  • Estresse
  • Interesses pessoais
  • Satisfação no trabalho
  • Vida fora do trabalho
  • Ambições e satisfação no trabalho
  • Atitudes
  • Motivação no trabalho
  • Ações
  • Conhecimento
  • Percepção

Atitudes:

As atitudes são as respostas de uma pessoa a alguma situação. Elas são reflexo de vários fatores como personalidade, ansiedade, experiências, expectativas e até mesmo algumas noções de comportamento repassadas por colegas.

A cultura de uma organização, junto às relações entre colegas, dirigentes, e até a organização como um todo, têm uma profunda influência nas atitudes, que podem derivar para o bem ou para o mal.

Motivação:

A força que estimula uma pessoa a tomar uma atitude chama-se motivação. As pessoas são motivadas pelos seus desejos ou por seus impulsos.

Como podemos motivar uma pessoa a adotar um comportamento seguro?

  • Desenvolvendo sua percepção relacionada com os riscos;
  • Difundindo amplamente informações sobre acidentes;
  • Afixando cartazes com informações sobre atitudes de risco;
  • Exigindo o comprometimento com as normas de segurança;
  • Estimulando a apresentação de sugestões para aprimorar as medidas de prevenção.

Percepção:

As pessoas tendem a ter percepções equivocadas sobre os riscos. Considerar a ausência de acidentes como uma garantia de que eles jamais ocorrerão é, por si só, um comportamento perigoso.

A Organização

É responsabilidade dos dirigentes adotar e desenvolver a mentalidade de valorização da Segurança entre os colaboradores da empresa. Para concretizar essa cultura, devem ser levadas em consideração:

Competência

Identificar e desenvolver habilidades de forma sistemática através de um programa de capacitação adequado.

Controle

Demonstrar comprometimento através da montagem de uma estrutura organizacional com objetivos claros.

Cooperação

Estabelecer uma atmosfera de trabalho em que todos estejam empenhados na busca por melhoria constante.

Comunicação

Divulgar informações sobre os riscos, planos, objetivos etc. e ficar atento ao retorno dos resultados dessa política. Criar um clima em que as pessoas estejam sempre estimuladas a trazer notícias a respeito dos perigos, incidentes e lesões.

Políticas de Trabalho

Meios seguros de trabalho

Pode até parecer óbvio, mas ninguém pode trabalhar de forma segura se o sistema de trabalho não oferecer as devidas condições de segurança. As medidas de prevenção, os treinamentos etc., por si sós não substituem um sistema de trabalho seguro.

Exemplos: a preparação para as emergências, a obediência às determinações de uma PET para trabalhos em espaços confinados, os bloqueios e etiquetagens etc.

Ergonomia

Os problemas surgem, na maior parte das vezes, durante a fase de adaptação dos recém-admitidos, principalmente quando as condições não são as mais adequadas.

Assim, fatores como a localização deficiente das máquinas e o fluxo de produtos acabam ocasionando certos incidentes. Infelizmente o corpo humano não pode se adaptar a tudo, as pessoas são diferentes e têm limitações.

Por isso, o objetivo da ergonomia é compreender a anatomia, fisiologia e psicologia das pessoas, e inseri-las no trabalho levando esses princípios em consideração. Assim, podemos melhorar tanto o bem-estar do trabalhador como a sua eficiência.

Tomada de decisões

Ser responsável por tomar decisões pode ser estimulante a princípio, mas em alguns casos pode ser estressante e acabar gerando problemas. Para evitar complicações, devemos levar em consideração:

  • A capacidade individual
  • A complexidade do trabalho
  • O grau de automatização da tarefa a ser cumprida
  • A percepção pessoal do risco
  • A disponibilidade de informação ou colaboração

Procedimentos e instruções

Os procedimentos escritos são muitas vezes ignorados ou mal interpretados. Por isso, é fundamental:

  • Fornecer instruções claras e objetivas
  • Verificar o cumprimento de todos os requisitos

O ambiente de trabalho

As condições inadequadas de trabalho geradas por riscos físicos como calor, frio, ruído e iluminação deficiente podem comprometer qualquer plano de desenvolvimento de medidas voltadas para segurança do trabalhador.

Horário de trabalho

Determinados horários de trabalho podem afetar a forma de atuar do trabalhador. Investigações têm mostrado que, no trabalho noturno, a incidência de acidentes aumenta. Além disso, horários muito prolongados também podem causar fadiga – o que, por sua vez, gera mais acidentes.

Erro Humano

Outro grande causador de acidentes é o erro humano. Ele está relacionado tanto com os Aspectos Individuais como com a Organização e as Políticas de Trabalho. Dentre os principais fatores que ocasionam os erros humanos estão:

  • Falta de atenção
    A concentração do trabalhador pode diminuir quando ele está cansado ou quando realiza uma atividade monótona ou rotineira. A experiência demonstra que as pessoas nem sempre trabalham como o bom senso indica.
  • Equívocos
    Muitos acidentes decorrem de equívocos. Acontecem mais frequentemente quando a segurança relacionada com a execução de uma tarefa depende de várias pessoas.
  • Interpretação incorreta de uma informação
    Procedimentos malfeitos nos sistemas de controle, nas extinções de incêndio, nas saídas de emergência etc., têm provocado acidentes.
  • Desrespeito às normas
    Alguns deles são considerados de “rotina”, como dirigir acima dos limites estabelecidos, já que “quase todo mundo faz”.

CONCLUSÃO

De acordo com o que expusemos, não há um caminho único para o comportamento seguro. No entanto, os procedimentos seguintes podem ajudar bastante:

  • Definir claramente as responsabilidades;
  • Facilitar o entendimento do trabalhador sobre o porquê das “exigências”;
  • Reconhecer publicamente àqueles que souberam cumprir as recomendações;
  • Facilitar o comportamento seguro, eliminando obstáculos;
  • Realizar treinamentos para reduzir a possibilidade de erros.

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