Lanternas Ideais para Áreas Classificadas do Agronegócio: Transporte de Grãos

Áreas Classificadas do Agronegócio: Transporte de Grãos

Existem diversos setores de risco no Agronegócio, sendo um deles o Transporte de Grãos. Uma etapa essencial para a produção agrícola, ela apresenta um alto risco de explosão.

Nesse post, iremos explorar mais sobre os perigos do transporte de grãos e apresentar algumas soluções. Confira:

O que são Áreas Classificadas?

Em geral, áreas classificadas é o nome dado aos locais que apresentam risco de explosão. São ambientes que possuem uma atmosfera explosiva, ou seja, possuem substâncias no ar (como gases e poeiras) que, ao entrarem em contato com uma fonte de ignição, geram explosão.

Resumidamente, para uma explosão acontecer são necessários três fatores:

  1. Comburente – papel feito pelo oxigênio, sempre presente no ar
  2. Substância combustível ou inflamável – pode estar em forma de gás, vapor, poeira ou fibra
  3. Fonte de ignição – pode ser uma faísca ou uma elevação de temperatura

Como na maioria dos casos é difícil de se evitar os dois primeiros fatores, é com o terceiro (fonte de ignição) que se deve ter cuidado.

Por que o Transporte de Grãos é Perigoso?

Devido à poeira gerada pelos grãos, que é altamente perigosa. Na presença de uma fonte de calor, o aquecimento dessas poeiras pode liberar vapores inflamáveis, criando uma atmosfera explosiva.

Além disso, a própria decomposição natural dos grãos também produz substâncias combustíveis, como metano, etano, metanol, propanol e butanol.

Assim, basta uma fonte de ignição para causar uma explosão. Ademais, é importante ressaltar que, apesar de todos os grãos serem perigosos, o milho requer atenção em dobro, por ser o mais volátil deles.

Portanto, o recomendado é que a concentração máxima de poeira de grãos no ambiente não ultrapasse 4g/m³ de ar. Com mais que isso já existe um risco de explosões, sendo a faixa de 20 a 4.000g/m³ a mais perigosa. Para testar essas poeiras, já existem equipamentos específicos no mercado.

Como se Proteger?

O primeiro passo para diminuir o risco de explosão no transporte é a limpeza recorrente, além de evitar fontes de ignição como soldas, fumo e até mesmo lanternas que não sejam intrinsecamente seguras.

Depois, deve se adequar os processos da empresa de modo a evitar ao máximo o acúmulo de poeira, através de sistemas adequados de coleta e mitigação. Durante a carga e descarga, por exemplo, pode-se ajustar o ângulo de jorra para diminuir a velocidade dos grãos, controlando melhor a poeira.

Outro esforço importante é a conscientização dos funcionários. Muitos ainda sequer conhecem os riscos das poeiras de grãos, por isso é essencial oferecer treinamentos e equipamentos adequados.

Iluminação Segura

Os equipamentos de iluminação para o trabalho com grãos devem ser intrinsecamente seguros, chamados popularmente de “antiexplosão” ou “EX”.

A diferença desse tipo de equipamento para lanternas comuns é o fato de não gerar faíscas em nenhuma circunstância.

Além disso, é importante se atentar aos certificados e marcações do produto. Produtos antiexplosão devem ter a marcação “Ex”, além da “ia” – que indica segurança intrínseca. O certificado Inmetro também deve ser observado para produtos brasileiros.

Na Raclite, somos especialistas em iluminação portátil para indústrias. Entre nossos clientes do agronegócio, os modelos preferidos para espaços abertos são o refletor com bases magnéticas Raclite Hydra 1500 e a lanterna de cabeça Raclite 160RS.

Já entre os produtos EX antiexplosão, para os espaços confinados (caminhões fechados, silos e armazéns), são a Raclite EXHT180, de cabeça, e o refletor Raclite Nightstick 5592, com bases magnéticas.

Conclusão

As poeiras de grãos são substâncias muito perigosas, criando um alto risco de acidentes no agronegócio. Mas, com as medidas adequadas, é possível ter um trabalho seguro e totalmente livre de explosões.

Esperamos que esse post tenha ajudado na segurança de sua empresa. Aproveite e confira também nosso blogpost sobre o novo regulamento para Transporte de Produtos Perigosos.

 

Atendimento Raclite
Selecione o tipo de atendimento